Diz-se, com frequência, que Umbanda e Espiritismo são a mesma coisa, com uma ou outra variante. Os que assim pensam não refletiram o suficiente sobre os fundamentos de cada doutrina.
Uma análise mais acurada nos mostrará que há, entre essas duas correntes espiritualistas, pontos concordantes e discordantes.
Vejamos as opiniões concordantes:
A Umbanda é espiritualista; o Espiritismo também o é.
A Umbanda rende culto a Deus; o Espiritismo também.
Nas práticas de Umbanda ocorrem fenômenos mediúnicos; no Espiritismo também.
A Umbanda aceita a reencarnação; o Espiritismo também.
Na Umbanda se faz caridade; no Espiritismo também.
Vejamos os pontos discordantes:
O Espiritismo NÃO tem culto material; a Umbanda TEM.
O Espiritismo NÃO prescreve qualquer forma de paramento nem comporta o formalismo de funções sacerdotais; a Umbanda TEM "pais" de terreiro com vestimenta e prerrogativas equivalentes ao exercício de funções sacerdotais.
O Espiritismo NÃO admite uso de imagens; a Umbanda TEM imagens e altares.
O Espiritismo NÃO têm sinais cabalísticos nem símbolos; a Umbanda TEM sinais, "pontos riscados" etc.
O ESPIRITISMO REGE-SE POR UM CORPO DE DOUTRINA HOMOGÊNEA, CODIFICADA POR ALLAN KARDEC; A UMBANDA NÃO SE REGE PELA DOUTRINA CODIFICADA POR ALLAN KARDEC.
O professor J. H. Pires, no capítulo VI - O Mediunismo - de seu livro Mediunidade trata a Umbanda como uma forma de mediunismo.
A sua explicação baseia-se na noção de que mediunismo - definição dada pelo Espírito Emmanuel - designa as formas primitivas de Mediunidade.
Assim, ele discorre sobre a construção racional da Mediunidade através dos ensinamentos de Allan Kardec. A Umbanda, sendo apenas a prática do fenômeno mediúnico, não consegue abarcar o grau de positivação alcançado pela Doutrina dos Espíritos. Esta é a grande diferença.
Fonte:
AMORIM, Deolindo. O Espiritismo e as Doutrinas Espiritualistas, publicado pelo C. E. Léon Denis.
PIRES, José Herculano. Mediunidade: Vida e Comunicação, publicado pela Edicel.
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Quadro oferecido pelo companheiro Laurindo Francisco Diana, adepto da Umbanda.
SINOPSE COMPARATIVA | ESPIRITISMO | UMBANDA |
País de origem | França | Brasil |
Data de surgimento | 18.04.l857 | 15.11.1908 |
Codificador | Allan Kardec | ----------- |
Fundador | ----------- | Zélio F.de Morais |
Adereços e caracterizações | Não | Sim |
Altar e/ou oratório | Não | Sim |
Autonomia das associações | Sim | Sim |
Cânticos (pontos) cantados | Não | Sim |
Classificação dos espíritos em categorias | Sim | Não |
Comidas, bebidas, fumo, etc. | Não | Sim |
Cultos exteriores | Não | Sim |
Dogmas | Não | Sim |
Doutrina | Sim | Em formação |
Ervas e banhos | Não | Sim |
Fé | Racional | Emocional Devocional |
Jogos premonitórios | Não | Sim |
Mediunidade | Sim | Sim |
Mediunismo e/ou animismo | Sim | Sim |
Messiânica | Não | Não |
Método | Sim | Sim |
Oferendas materiais | Não | Sim |
Revelada | Sim | Não |
Literatura básica | As obras (5) de Allan Kardec | --------------- |
Rituais e cerimoniais | Não | Sim |
Roupas especiais e/ou paramentos | Não | Sim |
Sacerdotes | Não | Sim |
Sacramentos | Não | Sim |
Símbolos (pontos) riscados | Não | Sim |
Sincretismo | Não | Sim |
Sistema organizacional | Federativo | Federativo |
Tipificações espirituais | Não | Sim |
Tradição oral | Não | Sim |
Velas, flores, defumações, etc. | Não | Sim |
PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS | | |
Crença em Deus único | Sim | Sim |
Comunicabilidade recíproca com os espíritos | Sim | Sim |
Crença nos elementais | Não | Sim |
Evolução progressiva dos espíritos | Sim | Sim |
Existência dos espíritos que sobrevivem à morte do corpo | Sim | Sim |
Influência dos espíritos sobre as pessoas | Sim | Sim |
Lei de causa efeito | Sim | Sim |
Pluralidade dos mundos habitados | Sim | Sim |
Prática da caridade | Sim | Sim |
Reencarnações sucessivas | Sim | Sim |
Fonte:
(Org. por Sérgio Biagi Gregório)
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